Resenha Literária -A caderneta vermelha | Antoine Laurain

img_2401
Leitura com café e biscoito! | Créditos: Michely Looz

Quer comprar? Eu facilito a busca para você!

Livro físico: http://amzn.to/2gvSM3P

Uma bolsa lilás é encontrada em uma rua de Paris por um livreiro e, dentre os vários compartimentos ele encontra objetos de valor emocional, fotografias, um batom vermelho da Chanel, um ticket de lavanderia e uma caderneta vermelha com anotações. Nada, porém, que ajude a desvendar sua misteriosa dona. Com 135 páginas, o romance traz o ar francês em cada característica, costumes, gostos e cheiros das ruas nostálgicas da cidade. Assim começa a saga de Laurent em busca da proprietária da caderneta vermelha que traz os segredos mais íntimos.

Após a ajuda da filha, Chloé, e de dicas de um escritor cuja dedicatória foi encontrada na primeira página de um livro, Laurent se desafia feito detetive em busca de pistas que revelem o nome da mulher, numa saga onde cada detalhe encontrado compõe este quebra-cabeça.

Autor desta encantadora obra, Antoine Laurain traz aos leitores um personagem com características peculiares. Dotado de inteligência adquirida por meio dos livros, que se mistura à doçura de seu comportamento sereno e cativante, está Laurent, dono de uma livraria e que domina a história na maioria do romance. Apesar de se ver tentato a encontrar a dona da bolsa, o livreiro admite sua posição ousada em seguir adiante com a ideia.

Entre os dias na livraria, o convívio com a filha e os cuidados do mascote da já não tão misteriosa mulher, o livreiro vagueia pelas ruas apaixonadas e boêmias de uma Paris que faz lembrar um romance de Hemingway. Ao longo da trama, os personagens aparecem de modo sutil e tranquilo e o autor também faz uso de flashback para desenvolver as características históricas de cada um deles. O desenrolar do romance promete arrancar suspiros dos eternos apaixonados.

Avaliação: 3/5


Deixe um comentário